17 dez 2018
Ônibus 100% elétrico Marcopolo e BYD
Foto: Divulgação

A Marcopolo participa dos principais projetos brasileiros para a utilização de veículos movidos por combustíveis de fontes renováveis, como os ônibus 100% elétricos. O objetivo é contribuir com a mobilidade urbana e a preservação ambiental, por intermédio do uso de veículos elétricos, híbridos e autônomos.

A Marcopolo firmou parceria com a BYD, empresa global especializada em energia limpa e maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, para desenvolver e produzir ônibus 100% elétricos para aplicação nas mais diversas cidades brasileiras. Três unidades já estão em operação em Brasília, no Distrito Federal, e Bauru, no interior do Estado de São Paulo.

Segundo Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, a Marcopolo está na vanguarda nacional no desenvolvimento de novas opções de tecnologias de propulsão, principalmente de fontes renováveis. “O objetivo é oferecer as mais avançadas soluções, com foco na sustentabilidade e preservação ambiental. A motorização elétrica é uma das alternativas para a evolução da indústria automobilística, com emissão zero. A parceria com a BYD já possibilitou o desenvolvimento de veículos que já estão em operação em diferentes cidades brasileiras”, comenta o executivo.

Em Brasília, a Viação Piracicabana foi a primeira operadora a utilizar o ônibus Marcopolo Torino 100%. Desde meados do primeiro semestre, o veículo, com chassi BYD D9W Low Entry, circula na cidade. Possui autonomia de até 300 km, de acordo com as condições de operação, sistema de ar condicionado, 13.200mm de comprimento e suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto, além de permitir a função de rebaixamento bilateral, auxiliando na entrada e saída dos passageiros e permitindo acessibilidade universal.

Já as empresas de transportes Cidades sem Limites e Grande Bauru, de Bauru, no interior do Estado de São Paulo, iniciaram recentemente a operação com o mesmo modelo e 100% elétrico. O ônibus tem também suspensão pneumática dianteira e traseira, e comprimento total de 12.930mm. Com capacidade para transportar 70 passageiros mais cadeirante, com acesso por rampa, possui três portas de acesso e é equipado com poltronas City Confort, dois monitores e sistemas de monitoramento interno por câmeras e entretenimento.

COMPARTILHAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

marketing@marcopolo.com.br

Produção e edição de textos

Secco Consultoria de Comunicação

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti