10 mar 2021
Eco-friendly travel: entenda o que é essa tendência e como ela impactará o futuro do setor rodoviário

Viajar sem deixar rastros no meio ambiente. Conheça a premissa desse comportamento que vem levando ainda mais desafios para o transporte.

 

Viagens sustentáveis e ecologicamente corretas estão cada vez mais no radar das pessoas. Isso porque a crescente preocupação com o dano que provocamos ao planeta tem despertado em muitos viajantes a necessidade de assumir um papel mais responsável na hora do transporte, seja pela necessidade do trabalho ou durante as férias com a família. Esse comportamento tem até nome: eco-friendly travel, um conceito bastante difundido no mundo todo e com cada vez mais adeptos no nosso país.

 

O que é eco-friendly travel?

Eco-friendly é um termo em inglês que significa “amigo do meio ambiente”. Também pode ser definida como um produto ou serviço ecológico e sustentável.

Seu significado está atrelado à prática de ações que não causem danos socioambientais e que tenham processos de produção sustentáveis, como o descarte adequado de resíduos, além de características como produtos como embalagens recicláveis, ingredientes naturais, biodegradáveis, menos emissão de gases poluentes, entre outros.

Ao ganhar a companhia da palavra travel, esse conceito dialoga com o que podemos fazer para que as viagens e os seus deslocamentos se tornem ainda mais sustentáveis, ou seja, parceiros do meio ambiente.

Dessa forma, eco-friendly travel não significa ser referente apenas a algo restrito como acampar ou escolher apenas destinos em meio à natureza, mas faz parte de uma tendência que simboliza uma viagem ecologicamente correta independente do destino. Na prática, é como viajar sem deixar rastros. Este conceito significa não deixar nada para trás, não importa aonde o cliente vá.

 

Por que é importante?

Esse comportamento tem ganhado espaço entre as pessoas porque as mudanças climáticas são uma realidade e suas consequências cada vez mais inevitáveis.

Além disso, adotar atitudes sustentáveis que minimizam o impacto no nosso planeta exerce uma grande influência sobre as decisões das pessoas na hora de comprar ou usar um serviço. Além de praticarem no dia a dia, muitos consumidores também querem que as empresas realizem ações sustentáveis em seus processos.

 

Como impactará no futuro?

A forma como a viagem é realizada tem muitos impactos sobre o meio ambiente. Por isso, um viajante adepto do comportamento eco-friendly travel colocará o meio de transporte como prioridade.

Nesse contexto, as viagens de ônibus rodoviários e a utilização do transporte público nos destinos de origem lideram a preferência dos viajantes por estarem alinhadas com esse comportamento sustentável.

O transporte aéreo, o meio mais poluente que temos com uma grande emissão de gás carbônico na atmosfera, é uma possibilidade descartada pelo usuário na hora de escolher uma forma de deslocamento sustentável.

Além disso, a tendência é que o transporte rodoviário recupere grande parte dos usuários que migraram para aviação nos últimos anos. Isto porque, para ser viável, o avião precisa otimizar ao máximo o espaço e voar com lotação máxima. Muitas pessoas não se sentem confortáveis com isto, e irão migrar para outras alternativas.

Pensando nisso, existem soluções de biossegurança que tornam o ônibus mais seguro a contaminações virais e contribuem para mais segurança e saúde das pessoas. Um exemplo é a tecnologia BioSafe, desenvolvida pela Marcopolo, com ações de higienização, sistemas de isolamento e triagem internas, nanotecnologia para esterilização e sistemas de comunicação para orientação de passageiros.

Quer saber por que as soluções BioSafe da Marcopolo são eficazes? Conversamos com uma infectologista que explica mais sobre a eficiência dessa iniciativa no combate à disseminação de vírus. Leia o artigo e entenda mais.

Além disso, os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar em grandes metrópoles, como São Paulo, por exemplo. Veículos coletivos circulam com um número maior de pessoas a bordo e contribuem com a redução das emissões de gases poluentes no planeta.

Um bom exemplo vem de Singapura, que tornou o transporte público como prioridade com leis “eco-friendly”. No país asiático a aquisição de veículos pessoais foi restringida, resultando em menos poluição e trânsito.

Em contrapartida, o governo local criou um sistema de transporte público eficaz, com tecnologia e organização que contribui para a utilização do serviço por parte da população.

 

Não é uma tendência passageira

Fazer uma viagem ecologicamente correta não é uma tendência passageira, mas uma escolha de estilo de vida. Assim como na alimentação, no modo de se vestir, por exemplo, o meio de transporte e todo o planejamento de uma viagem também pode estar alinhada com a tendência eco-friendly travel. Diferentes agências de viagem também estão montando pacotes com opções que atendam a essa nova demanda.

A tendência é que cada vez mais viajantes encontrem pequenas maneiras de reduzir seu impacto no planeta e contribuir com a criação de um mundo mais sustentável. E isso se aplica no turismo. No pensamento de grande parte das pessoas, o conceito de simplesmente ser “melhor” – melhor para a localização, melhor para a população local e melhor para o meio ambiente como um todo está ganhando ainda mais espaço.

Aliás, o futuro do turismo passa também pela biossegurança, desde a mobilidade até os meios de hospedagem. Você pode descobrir mais sobre esse assunto neste e-book exclusivo da Marcopolo. Por isso, é fundamental adotar atitudes sustentáveis em qualquer empresa, iniciando por pequenas ações e partindo para uma mudança de cultura. O usuário já compreendeu a importância da sustentabilidade e quer ver isso no dia a dia das empresas antes de contratar um serviço.

Faça isso contando com uma frota de ônibus eco-friendly, ou seja, que tenha compromisso com menos emissão de gases poluentes e seja equipada com poltronas semileito de couro ecológico, por exemplo, e com ferramentas de economia no consumo de água nos sanitários de ônibus rodoviários. Mas que também esteja atenta ao novo momento que estamos vivendo, com a necessidade de higiene e desinfecção mais frequentes, e utilizando tecnologias como a luz ultravioleta.

 

Essas são algumas iniciativas do compromisso permanente da Marcopolo em proteger o meio ambiente de forma sustentável e equilibrada, estabelecendo os controles necessários para minimizar os impactos das atividades em conformidade com a legislação aplicável.

COMPARTILHAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

marketing@marcopolo.com.br

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti