15 jul 2020
Segurança comprovada: veja como as nossas carrocerias se adequam à norma ECE R66.02

Entre os quesitos necessários para produzir uma carroceria de transporte de qualidade, segurança vem em primeiro lugar. De nada adianta conforto, design e sofisticação se a segurança de todos que, de alguma maneira, utilizam o transporte não estiver comprovada.

Foi levando esse fato em conta que a legislação brasileira de trânsito apresentou mudanças para 2020. A resolução 629 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de novembro de 2016, entrou em vigor em janeiro desse ano.

Todavia, a Marcopolo já estava preparada para atender essa resolução antes mesmo dela entrar em rigor, graças à adequação à norma internacional ECE R66.02. Para entender como a segurança de todos está garantida e comprovada, vamos por partes.

 

O que diz a resolução 629

Conforme consta no site do Ministério da Infraestrutura, a resolução nº 629 altera e substitui os anexos II e III da resolução do Contran nº 445, de 25 de junho de 2013. Essa, por sua vez, estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros e transporte de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus, categoria M3 de fabricação nacional e importado, e dá outras providências.

Ao acessar os documentos e estudar as mudanças, portanto, conclui-se que as novas exigências referem-se à simulação de tombamento de modelos rodoviários e de fretamento, de piso único, com acréscimo de peso similar a meia carga de passageiros.

Importante ressaltar que em 2013 quando entrou em vigor no Brasil a norma R66/00 através da resolução CONTRAN, a Marcopolo através de sua equipe de engenharia apresentou ao DENATRAN a correlação entre ensaios físicos e virtuais e por consequência recebeu a certificação de sua metodologia para validar seus produtos em relação à segurança veicular (tombamento).

 

Como a Marcopolo já estava adequada à resolução

As carrocerias da Marcopolo, contudo, já estavam adequadas às exigências da resolução 629 desde 2018. Isso porque ela equivale à norma internacional ECE R66.02.

Por possuir unidades em nove países e exportar para 120 mercados em todo o mundo, a Marcopolo já atendia a esses critérios de segurança, pois alguns países já aplicavam essas exigências.

A certificação ECE R66.02 da Marcopolo foi concedida, ainda em 2017, pela agência britânica VCA – Vehicle Certification Agency, e colocou a indústria brasileira de ônibus no patamar mais elevado do mundo em termos de concepção e projeto dos veículos em atendimento às mais rigorosas normas de segurança.

 

O que significa possuir a certificação ECE R66.02

Essa certificação é válida, portanto, em mais de 30 países, para homologar carrocerias por meio do seu próprio processo de desenvolvimento de produto e simulações computacionais para verificar a resistência de seus produtos.

Ou seja, com a certificação ECE R66.02, não foi mais necessário fazer o tombamento físico dos ônibus. A partir dela, a Marcopolo ficou autorizada a homologar qualquer estrutura por simulação virtual, para qualquer mercado reconhecido pela VCA.

 

Quais são os benefícios

Apesar dos critérios da norma não estarem vigentes no Brasil antes de janeiro de 2020, a Marcopolo já fabricava todas as carrocerias — mesmo as que ficariam somente em território nacional — dentro da norma internacional.

Isso porque, além de trazer mais segurança e tecnologia, fica possível estabelecer um padrão internacional de conceitos estruturais, indo ao encontro da tendência da indústria automotiva mundial, que dá prioridade para segurança dos seus ocupantes.

Além disso, a análise de tombamento virtual permitiu que a engenharia projetasse veículos cada vez mais seguros e com um tempo de projeto reduzido. Não havia motivos para utilizar esse benefício somente para exportação, e deixar de fora a produção nacional.

Afinal, isso coloca a engenharia brasileira da Marcopolo entre as mais avançadas da indústria automotiva brasileira, e também faz com que o Brasil esteja no mesmo patamar que outros países, otimizando a competitividade e construindo a credibilidade do país no exterior.

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